Acompanhe algumas

de nossas histórias

FICAR NO IBIS SANTOS VALONGO COMPENSA

A pegada de carbono da sua hospedagem é compensada com o plantio de árvores

Quando você se hospeda no Ibis Santos Valongo, todo o consumo de combustível fóssil – especialmente gás natural -, e de energia elétrica utilizados na operação do hotel se transforma em árvores destinadas ao reflorestamento de áreas degradadas no Estado de São Paulo. É por esse motivo que somos um Hotel Neutro de Carbono, certificado pelo Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza – IBDN.
Quer saber como isso acontece? Acompanhe.
 
 Conhecer as emissões de carbono
O primeiro passo é saber qual é a quantidade de gases do efeito estufa – chamados de carbono equivalente (CO2e) – lançados na atmosfera a partir do consumo de combustível fóssil e energia elétrica do hotel. Para fazer esse cálculo, o Ibis Santos Valongo tem o apoio do Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza – IBDN, que adota o Programa Brasileiro GHG Protocol, baseado nos padrões internacionalmente aceitos para o cálculo de emissões.
 

 Reconhecer que é preciso neutralizar as emissões
Com a quantidade de CO2e definida, uma outra conta é feita, agora para saber quantas árvores precisam ser plantadas para compensar cada tonelada de carbono emitida. São necessárias, em média, sete árvores para sequestrar uma tonelada de carbono da atmosfera em um período de 20 anos. Então, para compensar a pegada de carbono de verdade, não basta plantar árvores – é necessário cuidar delas durante muito tempo! E aqui chegamos no próximo passo do nosso programa de neutralização de carbono – o reflorestamento de áreas degradadas.
 

 Fazer o sequestro de carbono da atmosfera da forma correta
De novembro de 2020 a novembro de 2021, o consumo de combustível fóssil, especialmente de gás natural, e de energia elétrica do Ibis Santos Valongo gerou a emissão de 50,335 toneladas de CO2e. Estamos plantando 314 árvores para neutralizar essas emissões em áreas de restauração florestal gerenciadas pelo Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza. Uma dessas áreas é no Parque Ecológico do Tietê, onde já estão plantadas mais de 250 mil árvores de projetos de neutralização de carbono. Agora, o Ibis Santos Valongo faz parte desse movimento e está colaborando com a ação climática e o enfrentamento do aquecimento global.
 

Por que o Ibis Santos Valongo está fazendo isso?
O setor de turismo tem importantes diretrizes da ONU para seguir e a ação climática para o enfrentamento do aquecimento global é uma delas. A Organização Mundial do Turismo, a agência da ONU que se preocupa com a promoção e o desenvolvimento do turismo de forma sustentável, apresenta três principais desafios para o alcance do turismo de baixo carbono:
1.  Reforçar a medição e divulgação das emissões de carbono no turismo
2.  Acelerar a descarbonização das operações de turismo
3.  Envolver o setor do turismo na neutralização das emissões de carbono
Ao medir, divulgar e compensar as suas emissões de carbono o Ibis Santos Valongo coloca esse compromisso em prática.
 
 Como o hóspede do Ibis Santos Valongo pode se engajar na ação climática?
Ao se hospedar no Ibis Santos Valongo, você já demonstrou que suas escolhas são feitas com cuidado – cuidado com o seu conforto e com as gerações futuras. Para tornar sua hospedagem em um Hotel Neutro de Carbono ainda mais sustentável e consciente, adote atitudes responsáveis como a redução da geração de resíduos, especialmente plásticos descartáveis, e o uso consciente de energia e de água. Faça parte desse movimento. Ficar no Ibis Santos Valongo compensa.
 
Para quem chegou até aqui
Se você chegou até aqui porque acessou o QR Code do display que está no seu apartamento ou na recepção do Ibis Santos Valongo, saiba que o display foi pensado para reduzir emissões de carbono. O material foi produzido com técnica de impressão digital jato de tinta com até 70% de água em sua composição, com impressoras que consomem até 90% menos energia elétrica durante a operação e em papel reciclado 180g de fabricação nacional, com selo que certifica a origem da madeira utilizada em sua produção.

ESTAMOS COMPENSANDO NOSSAS EMISSÕES DE CARBONO PARA RETRIBUIR AO MAR O BEM QUE ELE NOS FAZ

Conheça o projeto:

Os mares e os oceanos fornecem a maior parte do oxigênio que respiramos e absorvem cerca de 30% das emissões de carbono geradas pelas atividades humanas.
Nós, que estamos perto do mar, queremos retribuir o bem que ele nos faz e preservar a sua capacidade de regular o clima da Terra.
Por isso, o Novotel Santos Gonzaga assumiu, de forma voluntária, o compromisso de compensar as emissões de carbono geradas na operação hoteleira.

Somos um hotel neutro de carbono

Em nosso hotel, utilizamos gás natural e energia elétrica adquirida no mercado livre de baixo carbono para garantir o conforto da hospedagem. Mas sabemos que a queima de combustível fóssil e o consumo de energia geram gases do efeito estufa, também conhecidos como carbono equivalente (CO2e).
Nós vamos, então, compensar essas emissões de carbono com o plantio de árvores para a restauração de áreas degradadas no Estado de São Paulo.
Em 2022, vamos plantar e cuidar de 355 árvores para compensar a emissão de 59 toneladas de carbono. O projeto de neutralização das emissões é certificado pelo Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza – IBDN e segue as melhores práticas e protocolos adotados internacionalmente para o cálculo de carbono.

De volta ao mar

Compensar as emissões de carbono é apenas uma, dentre várias, formas de proteger os mares e oceanos.
Nós, do Novotel Santos Gonzaga, também estamos agindo para diminuir a nossa pegada de carbono, adotando equipamentos que fazem o uso racional de energia e de água.
Você, nosso hóspede, pode se engajar nesse movimento de defesa dos mares e oceanos evitando o uso de plástico descartável e fazendo a destinação correta dos resíduos gerados durante sua estadia.
Lembre-se – você está hospedado em um hotel neutro de carbono, perto do mar.

Para quem chegou até aqui

Se você chegou até aqui porque acessou o QR Code do display que está no seu apartamento ou na recepção do Novotel Santos Gonzaga, saiba que o display foi pensado para reduzir emissões de carbono. O material foi produzido com técnica de impressão digital jato de tinta com até 70% de água em sua composição, com impressoras que consomem até 90% menos energia elétrica durante a operação e em papel reciclado 180g de fabricação nacional, com selo que certifica a origem da madeira utilizada em sua produção.